Tudo que você precisa saber do corte ao polimento de vidro

13/12/2017 Tudo que você precisa saber do corte ao polimento de vidro

O Processamento de vidro requer muita habilidade para executar os passos entre cortar a chapa de vidro e o produto acabado e finamente elaborado, além das muitas ferramentas a serem usadas.
Seguir um passo a passo é sempre uma ótima forma de executar essas tarefas de forma rápida e prática e pensando nisso listamos todas as etapas do corte ao polimento do vidro feito com rebolos copo.

1) Corte do Vidro
O primeiro passo é cortar o vidro e este processo pode ser feito de diferentes maneiras: manualmente, com a mesa de corte ou com o CNC por jato de água.
Após o corte é feita a lapidação abrangendo todos os passos seguintes.
2) Lapidação - 1ª Posição
A lapidação começa pela utilização do rebolo diamantado turbo ou contínuo de granulometria grossa.
Esses rebolos possuem uma ergometria e uma composição de super abrasivos (liga metálica e diamante) que permitem remover, renovar e eliminar um grande volume de vidro após o corte.

3) Lapidação – 2ª Posição
Nesta etapa são utilizados Rebolos Diamantados Contínuos de granulometria media/fina.
São eles que darão ao vidro um acabamento industrial. Mesmo não polindo o vidro, já permitem algumas aplicações como no mercado automotivo, eletrodoméstico, construção e outras que não seja necessário polir o vidro.

4) Lapidação – 3ª Posição
Este passo é a passagem dos Rebolos de Resina. A função deles é deixar o vidro liso retirando as imperfeições deixado pelos diamantados. Este passo nem sempre é feito porque é usado principalmente para operações de usinagem muito finas.

5) Polimento - 4ª Posição
Esta etapa é a passagem dos rebolos de polimento grosso dando início ao processo de polimento final do vidro. São eles que começam a retirar o fosco do vidro deixando-o polido.

6) Polimento – 5ª Posição
Nesta etapa é utilizado o rebolo de polimento médio. Nesta etapa o vidro esta praticamente finalizado.

7) Polimento - 6ª Posição
Por fim, utilizamos o rebolo de polimento com granulometria fina ou o rebolo feltro e óxido de cério obtendo um excelente brilho e um fino acabamento.
Esta etapa tem o objetivo de polir completamente o vidro, eliminando o máximo de imperfeições possível deixadas pelas etapas anteriores.

Bons rebolos de polimento são indispensáveis para se conseguir resultados satisfatórios e devem polir desde a primeira passagem. Se o Rebolo de polimento não polir na primeira passagem, ele não o fará também nos próximos passos.
Muitos Rebolos de polimento no mercado precisam fazer muitos metros antes de começar a polir a borda do vidro. Isso significa que, antes do rebolo de polimento chegar a uma eficiência mínima, leva tempo desperdiçando material.

Os Rebolos de polimento Arbax desde o primeiro uso deixam um excelente acabamento e removem todas as imperfeições deixada pelos rebolos diamantados.
A qualidade do polimento é tão alta que o Rebolo de polimento Arbax é recomendo para todas as operações de polimento que requerem muito brilho principalmente para vidros que serão utilizados na indústria moveleira e de decoração onde o objetivo é ter um produto bonito e com fino acabamento.
Os rebolos Arbax também apresentam excelentes resultados em vidros com acabamentos específicos e mais trabalhados como bisotê e filete. Nestes casos é necessário o uso de rebolos específicos e que são o assunto da nossa próxima matéria.
O compromisso da Arbax é transformar seu vidro em uma obra de arte!
Continue nos acompanhando e sem perda de tempo Escolha Arbax, o melhor do brilho para você!


TAGS: rebolo copo, polimento, lapidação, vidraçãria. vidro, espelho, Arbax, beneficiamento de vidro
Deixe seu comentário!